segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A origem da maquiagem:

A maquiagem é um item indispensável do mundo da beleza. Muitos fazem uso de suas técnicas, mas poucos sabem de sua origem.
 
A maquiagem se originou no Egito, onde se pintavam os olhos em sinal de respeito ao deus Rá (deus do sol). Os Farós também eram grande adeptos da maquiagem, pois pintavam seus olhos a fim de que as pessoas evitassem olhar diretamente para eles. Em virtude disso, a maquiagem nessa época exercia um símbolo político. Foi lá, no Egito, que se classificou o padrão de beleza: mulher de pele clara e homem de pele escura.




O comércio do Egito com outros povos levou a maquiagem para a Grécia e Roma durante a Antiguidade Clássica. Em Roma, a mulher de Nero, Popeia Sabina, aderiu ao uso da maquiagem, tornando-se popular. Nesse período os cosméticos ainda não eram tão desenvolvidos o que os fazia bastantes arriscados, pois eles eram muito tóxicos e o uso prolongado causava envenenamento e envelhecimento precoce.
Por algum tempo a maquiagem deixou de ser valorizada, pois a Igreja condenava o seu uso com o argumento de que os cosméticos criavam uma beleza falsa na aparência das pessoas e incitavam o pecado da luxúria. Ao longo dos séculos o hábito de se maquiar foi ficando cada vez mais comum e aceito na sociedade, principalmente nas classes mais altas.
 
Com a chegada da revolução industrial (no século XIX) e da indústria de cinema (durante o início do século XX) que os cosméticos, principalmente a maquiagem, se tornaram mais acessíveis a todas as camadas da sociedade.
 
Contudo, o uso da maquiagem vem sendo cada vez mais valorizado. A cada dia, as tecnicas neste setor, são cada vez mais aprimoradas. Principalmente na França e nos Estados Unidos, que se destacam em todo o mundo no ramo.

                                             Espero que tenham gostado. Até o próximo post. 
Beijinhos, Maria Helena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário